26 de set. de 2008

No próximo dia 5

As próximas eleições municipais se aproximam. Você já sabe em quem votar?
Acredito que a maioria dos jovens desse século XXI são seres muito apolíticos, sabe?Não se envolvem com os acontecimentos que regem nossas vidas, provavelmente pensam que político é ''tudo ladrão'', nem sequer cogitam a possibilidade de filiar-se a um partido, não questionam a democracia, o capitalismo... Acabam por se informar sobre os candidatos às pressas, votando, assim, em algum conhecido distante, no candidato ''já-ganhou''...
Eu gosto muito de política: não adianta querermos nos desvencilhar dela, é um dos alicerces da sociedade e a partir dela nossa vida é organizada. Uma vez um professor disse na sala de aula que não devemos acreditar que os políticos são todos ''farinha do mesmo saco'', nos aconselhou a procurar aquele que nos parecesse honesto e com planos que beneficiassem a todos. Disse também que devemos pesquisar a história da pessoa antes de apertarmos o confirmar na urna. Mesmo assim, confesso, votarei nulo. E não me orgulho disso. Não pesquisei sobre os candidatos, não sei qual partido é confiável, não pretendo ir com a maioria e muito menos votar no candidato com o jingle mais bonito. Então, anular meu voto é o que me resta. Aliás, você sabia que se 50% (ou 51%) da população anular o voto dá alguma merda aí e, acho, que novas eleições tem que ser feitas?
Tá, enfim, não sei mais onde quero chegar com esse texto, mas se até agora você já parou pra pensar nas eleições, já estou satisfeita e assim me despeço.
Leiam o ''Ensaio Sobre a Lucidez" do José Saramago que é muito bom e tem a ver com isso..

Mariana.

Nenhum comentário: