25 de set. de 2008

Cap 13 do Tao Te Ching

"Favor e desfavor geram angústia.
Honras geram dissabores para o ego.
Porque, quem espera favor paira na incerteza.
Sem saber se o receberá.
Quem recebe favor, tambem paira na incerteza:
Nao sabe se o conservará.
Por isto causam dissabor
Tanto o favor como o desfavor.
Porque é que as honras geram dissabor?
Todo dissabor nasce do fato
De alguem ser um ego.
E nao é possível contentar o ego.
Se eu pudesse libertar-me do ego,
Nao haveria mais dissabores.
Por isto:
Quem se mantém liberto de favores e desfavores,
Liberta-se da idolatria do ego.
Só pode possuri o Reino
Quem está disposto a servir desinteressado,
A esse se pode confiar o Reino. "

A milenar sabedoria chinesa nos presenteia com esses versos. Sua prática se torna mais difícil a cada releitura. Fico imaginando se um dia conseguirei realmente me desvencilhar de honras e desabores, vivendo apartir do que eu vejo, das minhas intuições, conceitos... Vale a pena tentar.

Fabio

Nenhum comentário: