1 de nov. de 2008

Freakin weird

O tédio. O tédio é uma coisa inexplicável. Que sentimentozinho escroto. Dizem ( na verdade eu vi isso no orkut) que tudo tende ao tédio, mas dizem também que tudo tende ao caos. Essas teorias não se corroboram porque tédio é exatamente a ausência de caos. No caos tudo acontece. Tudo ao mesmo tempo agora. Na minha cabeça a imagem do caos está diretamente ligada ao cotidiano dos grandes centros urbanos contemporâneos: metrô, avião, trem, carro, ônibus, fumaça, barulho, ruído, barulho de novo, ruído outra vez, lixo se degradando e exalando mau cheiro, pessoas se esbarrando e tudo isso acontecendo repetidamente, freneticamente, sincronicamente. É claro que mesmo imersos no caos podemos sentir tédio (que, álias, é como me sinto agora), mas essa sensação me parece estar mais ligada à falta do que fazer do que ao excesso de opções do que fazer. Não sei. Meus pensamentos se contradizem, meu cérebro é um caos! Por falar nisso, cara, o corpo humano é a sublime síntese do caos harmônico!!! Tudo acontece ao mesmo tempo. Reações químicas, músculos se contraindo e relaxando, neurônios enviando e recebendo mensagens, mão escrevendo ( à lápis), sangue descendo, sangue subindo, sistema respiratório ok, coração batendo... tudo perfeitamente sincrônico, harmônico, e lindo ( como o corpo de baile do balé da Ópera de Paris dançando o reino das sombras de La Bayadere!). Que alívio, estou viva! A arte me salva do tédio constante de todo dia (obrigada a Flora e a Paul Valery)!

Para mais sobre o mesmo leiam "Ensaio Sobre a Cegueira" do José Saramago e assistam AO filme homônimo do Fernando Meirelles, ainda está em cartaz no cinema.

Mariana

2 comentários:

. disse...

Adorei Mariana!!! Beijos, Júlia.

Só mais um disse...

Só acho que não é sincronizado, sincronizado parece que é organizado, perfeitinho ,sabe?