9 de dez. de 2008

Anônimo aí vai sua resposta , talvez.

Primeiramente, (como diria um grande amigo meu) para quem não sabe a pergunta o post seria inútil , então explicar-me-ei.A pergunta do anônimo foi sobre o post logo aqui abaixo, no qual eu deixo claro que a ciência não provou tudo que é de necessidade humana saber, que ela ainda não explicou ( se estiver sem pressa leia o post abaixo e os comentários) e eu pergunto quem está no controle?. Acredito que teria sido melhor perguntar quem tem essas respostas , mas acho que daria "nO" mesmo.E a pergunta dele foi : e precisa ter alguém no controle ?Sendo assim , senti-me obrigado a dar-lhe uma resposta e necessitei de um pouco de estudo para formular a mesma , mas nada que tirasse a minha paz. ( foi pouco estudo mesmo )

Começando, acredita-se em uma liberdade absoluta e isso é pregado por hippies e outros movimentos jovens da metade do século XX até hoje, dentro desses movimentos podemos citar a música jovem, quase como um todo, desde o reggae até o punk.Porém, apesar do homem naturalmente necessitar de liberdade é quase um instinto que o mesmo peça para ser controlado , sim parece um paradoxo e é uma antítese.

Nós temos a necessidade de ter liberdade , mas ela é muito restrita e quase não "ligamos" para isso, queremos ter o direito de ir e vir , de ser tratado igual e de poder comprar o que quiser , entretando a organização em sociedade tornou necessárias as leis e essas devem ser obedecidas por todos e sempre.As leis restringuem nossa liberdade , mas isso pouco importa o que importa é que assim temos controle e apesar de os jovens pregarem a liberdade são os que mais pedem pelo controle, em sua maioria.

Os jovens ainda não estão preparados para a vida em sociedade, por completo.Esses não saberiam em muitos momentos como agir e provavelmente gritariam por suas mães em vários ocasiões.O jovem crítica e quase sempre toma a liberdade de reagir as verdades e ordens que seus pais colocam em sua vida , mas esse grita também desesperademente por alguém que o controle, faça com que ele não acabe consigo mesmo por causa da sua liberdade.A maioria deles senti-se feliz por ser controlado e ter poucas responsabilidades , isso porque todos nós jovens ou não temos uma liberdade "máxima",na verdade, as pessoas desejam ter poucas tarefas para realizar e quanto mais conseguirem repassar suas tarefas melhor e isso é o mesmo que dizer:- me controle , por favor.A medida que "entregamos" nossas responsabilidades, tarefas e projetos para outra pessoa estamos desistindo da nossa liberdade de escolha e passando a ser controlado.

Isso tudo , não é nada incomum. Na verdade , acredito que , essas coisas já deveriam estar bem claras para nós.Não somos capazes e talvez,provavelmente,com certeza, nunca seremos.É fácil percebermos essa verdade , qual seria o motivo de tantas medidas de controle de massa darem tão certo no mundo inteiro e quando falo isso refiro-me aos nazistas , as ditaduras , as colônias , a mídia.E não me excluo disso e provavelmente alguém vai ler e dizer que esse meu final é extremamente preconceituoso que estou dizendo que os colonizados , os "ditados" e os nazistas e populares- controlados pelo populismo- eram fracos e por isso foram controlados.Mas , na verdade vos digo que é necessidade humana e isso não é culpa nossa (na verdade é uma necessidade e contra elas não podemos lutar) ,todos esses cresceram em momentos de crises(mas as colônias foi pela crise do colonizador) e quando estamos em crise queremos mais é que os outros façam o que não temos certeza e nem saberíamos como começar.

Além disso , falo para vocês também que o homem precisa ser controlado, caso não acontecesse o controle não sei o que seria de nós.E ainda tenho o que dizer, o controle é tão necessário que talvez,provavelmente, o que mais ouvimos quando somos crianças é pode e não pode.

----------------------------------------------------------------------------------------

Essas idéias não são minhas como disse antes tive que estudar para conseguir responder.

Tomara que tenha conseguido responder a sua pergunta anônimo , essa é minha visão e se alguém tiver uma visão diferente acho "legal" discutirmos.

Aquele abraço , Cezar March
Qualquer outra pergunta tentarei esclarecer, então pergunte.

Um comentário:

Rodrigo Adelson disse...

Achei uma ótima reflexão cara .. eh bem por aí mesmo!

E vc conseguiu dar um ótimo desfecho pro seu raciocínio com essa constatação .. "e quando estamos em crise queremos mais é que os outros façam o que não temos certeza e nem saberíamos como começar."

E contra essa frase, as pessoas podem até relutar e não admitir .. mas todos passam por isso.

Aquele abraço!